segunda-feira, 26 de março de 2012

SAF JACOBINA FAZ HOMENAGEM ÀS SÓCIAS ANIVERSARIANTES DO 1º TRIMESTRE/2012

Cartão oferecido para cada aniversariante

                                                                                  NÃO CONTA AOS ANJOS

Não  importa quantos anos você complete em seu aniversário...
Você será sempre jovem, enquanto o amor florir em sua vida, enquanto irradiar Beleza, Paz, Esperança, Coragem, Otimismo e Pureza de olhar e de coração para todos os que vivem ao seu redor.
A continuidade da vida nunca se rompe: o rio corre e avança sempre até perder-se de nossa vista; mas lá bem longe, debaixo dos outros céus e em outros horizontes, ele leva consigo as mesmas águas que recolhem em nossas terras.
São estas mesmas águas do passado que fertilizam e fazem florescer nosso futuro. São estas mesmas águas, o dia-a-dia que vivemos, os que dão testemunho ao céu, aos  vales, e as montanhas,  aos homens deste mundo, que o rio correu muito mas não envelheceu!
Não importa, portanto, quantos anos você viveu ate agora... O importante é saber se ainda existe flor em sua vida: Fé Esperança, Amor, Alegria...
O importante é saber se está contribuindo para tornar o mundo mais feliz ao seu redor!
Prossigo, pois sempre sorrindo, como estas águas barulhentas em demanda ao mar... O rio nunca para, nem olha para trás e, sobretudo, nunca se esqueça:
_ Um rio nunca envelhece!
Leia João 7.38

Helber Salvador de Lima
Extraído de cartão de aniversário enviado à SAF em Revista pela SAF de Linhares- RJ


                                Lembrancinha -  Bolsa ofertada para todas as sócias no início do ano

Confiram mais fotos que marcaram este momento na barra de menu "aniversários".

quinta-feira, 22 de março de 2012

DRAMATIZAÇÃO: O Cristo que amamos está vivo!

             Ornamentação:
Colocar no palco ou na parede de frente um painel com três cruzes grandes presas no lençol. A cruz de Cristo (a do meio) deve estar mais alta. Fazer o contorno do monte com giz de cor, ou lã escura. Se possível, colocar um foco de luz por trás do lençol, embaixo da cruz de Cristo (pode-se usar um abajur sem a cúpula). Prender na parte de cima do lençol o tema da peça.
O narrador deve ficar escondido e falar bem alto. As testemunhas devem se vestir de roupas da época. Aproveitar lençóis, panos listrados, cetins, lenços, alfinetes, sandálias de couro, etc. Usar a criatividade...
Durante a peça toda, pode haver um fundo musical. Alguns passos importantes para o sucesso da dramatização:
1) Escolher o responsável pela dramatização, o narrador, as testemunhas, o responsável pela música, ornamentação e solista.
2) Marcar uma reunião com todos da equipe, para delegar tarefas, marcar os ensaios e conhecer a peça, através da sua leitura e de textos bíblicos sobre a morte e a ressurreição de Cristo.
3) A peça deverá ter no mínimo cinco ensaios; deverão ocorrer fora do horário de qualquer trabalho da igreja. Nos dois últimos ensaios, marcar quanto tempo a peça durou e ensaiar com a ornamentação, vestes, músicas, etc.
4) Tanto o narrador quanto as testemunhas devem ser pessoas desinibidas e desembaraçadas no falar.
5) As testemunhas devem ler os textos bíblicos relacionados com o personagem que fará o monólogo; procurar vivê-lo e fazer gestos para que haja uma melhor transmissão de mensagem.
Narrador - Em dia triste e sombrio para a humanidade, três cruzes se ergueram no monte Calvário. O suplício da cruz era reservado para os criminosos judeus. Os romanos não o usavam para seus compatriotas. Era grande desonra ser condenado a morrer na cruz. Era, pois, a mais infamante e terrível forma de castigar o mais vil criminoso. Porém, naquele dia de terror e trevas, preso a uma cruz, ladeado por dois criminosos, por crime que não cometera, pendia aquele que se apresentava como Filho de Deus, e espalhara, na sua passagem por este mundo, a grande mensagem do amor.
Várias Vozes - Curando enfermos, ressuscitando mortos, perdoando pecados enfrentando os maus, fortalecendo a fé, animando os fracos.
Narrador - Apesar de ser ele o amor, não o amaram. Apesar de viver o amor tiraram-lhe a própria vida.
Narrador - Não creram que ele fosse o Messias; mesmo os seus mais íntimos amigos ficaram desapontados e fugiram. (Ler o texto de Isaías 53.4-7, com bastante expressão.)
Várias vozes - (com entusiasmo e crescendo.) Crucifica-o! Crucifica-o! Crucifica-o! (1 voz) (3 vozes) (5 vozes).
Narrador - Como aceitar um rei derrotado? Um rei morto numa terrível cruz? O dia foi triste e frio, porque a chama não ardia mais em seus corações.
Mas ao raiar do terceiro dia a chama se acendia novamente. O túmulo estava vazio e o singelo lençol que cobria o corpo do Mestre estava no chão...
Pois o Cristo que amamos, está vivo!!!
Solo - "Porque Ele Vive".
Narrador - Voltemos nossas mentes para muitos séculos atrás e ouçamos testemunhas que viram o nosso Cristo ressuscitado.
OBS - As testemunhas entrarão uma a uma e ficarão no palco, numa posição que não seja incômoda, mas que também não se torne semelhante a uma estátua.
1 - Eu sou Maria, mãe de Tiago. Fui com Maria Madalena e outras amigas ver o sepulcro onde tinham colocado o corpo de Jesus, o nosso Mestre. Os dias estavam muito tristes para nós, porque queríamos lembrar tudo que tinha acontecido com Jesus na terra, e enquanto falávamos, sempre nos deparáva¬mos com a lembrança desoladora de que Jesus tinha sido crucificado!
Quando cheguei ao jardim naquela madrugada, a pedra se encontrava afastada da porta e lá estava um anjo, sentado sobre a pedra. Ele nos convidou a entrar e ver onde Jesus tinha estado. Anunciou-nos que o Mestre havia ressuscitado, e mandou-nos avisar os discípulos. Que alegria! Este dia foi o melhor de todos! Ele está vivo! Saímos logo para dar a notícia.
2 - Eu sou Pedro. Neguei o Mestre durante o seu julgamento. Como me arrependi. E depois Jesus apareceu em nosso meio, e eu já sabia, já acreditava que ele estava vivo, pois eu tinha visto a sepultura vazia. Mas eu me sentia desanimado e aflito, porque negara a Jesus. Foi à beira-mar que ele veio, quando falou comigo e perguntou se eu o amava. Sim. Eu o amo! Eu lhe disse isto. Jesus me perdoou. E eu agora não me envergonho do nome de Cristo. Quero anunciar a todos que o Cristo que amamos está vivo.
3 - Eu sou Cléofas. Estava andando a caminho de Emaús com um companheiro, quando um homem entrou para a nossa companhia e começou a conversar conosco. Que diferentes as suas palavras! Os nossos corações ardiam quando ele explicava as Escrituras. Já era tarde e pedi que ele ficasse conosco... Só quando paramos para tomar uma refeição juntos é que percebemos que era Jesus mesmo. E voltamos alegres para contar isto aos irmãos de Jerusalém.
4 - Eu sou Maria Madalena. Naquela madrugada, deixei que as outras voltassem, e fiquei ali chorando junto ao túmulo, pois faltava eu ver o meu Senhor. Foi quando enxerguei dois anjos que falaram comigo. Mas quando ouvi alguém atrás de mim, voltei-me e ele me perguntou também por que eu chorava, e a quem eu procurava. Naturalmente, pensei que era o jardineiro, e lhe disse que estava procurando meu Mestre, mas, oh! então ele disse meu nome, e eu o reconheci! Era ele! Meu Mestre! Vivo! Poderoso! Quero contar a todos que Cristo vive! Que conhecê-lo vale a pena, pois Cristo Jesus ensinou-me que o passado pode ser perdoado, e que a vida pode ser nova, agradecida, vivida com a presença de Deus.
5 - Eu sou João, o discípulo amado de Jesus, reconhecido pelo privilégio de ter vivido no mundo quando ele pôde me chamar. As mulheres nos disseram que Jesus estava vivo. Foi uma manhã feliz! Pedro e eu corremos até o túmulo. Cheguei, mas esperei que Pedro entrasse primeiro, e nós vimos os panos dobrados. Não havia pessoa alguma ali. Não! Meu Mestre tinha ressuscitado! Isto fez toda a diferença para mim. Naquela mesma noite ele veio estar conosco à mesa. A porta estava trancada, mas não o impediu de entrar. Depois o vimos outras vezes. Não há dúvida. Era ele mesmo. E quando subiu ao céu, diante de nossos olhos, depois de dar ordens de contarmos as boas novas, ele nos mandou o Consolador, sua presença conosco.
Narrador - A Deus toda honra e toda glória, pois o Cristo que amamos está VIVO! Cantemos todos juntos, com bastante entusiasmo, – “A Deus demos Glória”.
Fonte:Educadores Cristãos
http://tiaurea.blogspot.com.br/2009/03/dramatizacao-o-cristo-que-amamos-esta.html

segunda-feira, 12 de março de 2012

SARAU DE POESIAS


Que tal aproveitar o Dia da poesia, 14 de março, para resgatar "a prática de recitar poesias" nas nossas igrejas?
PROCEDIMENTOS:
. Selecionar diversos livros de poesias evangélicas ou que abordem  valores como amor, amizade, solidariedade, amizade, união, etc. ( pode se optar por um tema);
. Arrumar os livros sobre a mesa no espaço disponível para a realização do sarau: salão, biblioteca, pátio, etc.;
. Orientar para que cada pessoa presente escolha um livro para ler (pode ser em dupla ou grupo);
. Dar um tempo para que tenha contato com o livro e leia algumas poesias;
. Pedir para que cada pessoa escolha a poesia que mais chamou a sua atenção (para ler em voz alta);
. Apresentação das poesias: Sarau de poesias.
Faço sempre esta atividade na escola secular com meus alunos, inclusive já fiz este ano, e é sempre um sucesso http://wwwblogdaproedenicia.blogspot.com/2012/02/sarau-de-poesias.html.Nunca fiz na igreja, mas tenho a impressão de que funciona da mesma forma, pois é prática, não demanda de tempo para ensaios.  Se não for possível conseguir muitos livros, os mesmos poderão ser substituídos por cópias de poesias, uma vez que podemos contar hoje com uma ferramenta riquíssima, a Internet.
Esta proposta poderá ser realizada em outras ocasiões e não apenas no DIA DA POESIA. 
Se vocês colocarem em prática esta sugestão gostaríamos que comentassem  o resultado e se possível enviassem fotos   e  pequenos  relatos. 
Edenícia Oliveira - Secretaria de Cultura 

quinta-feira, 8 de março de 2012

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Desejo a toda mulher, as minhas amadas amigas, as minhas queridas irmãs em Cristo e as minhas irmãs de sangue e do coração e as minhas professoras muitasssss felicidadessssss hoje e sempre. Que Deus pois cuide de cada uma sempre. Beijoss ficam na paz. É o desejo de Rossfran Muniz (Ross).
Meditem na bela mensagem abaixo oferecida  pela  Presidente da Sinodal Noaci Madalena.














quarta-feira, 7 de março de 2012

HOMENAGEM ÀS MULHERES


Provérbios 31. 10-31

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas."

sábado, 3 de março de 2012

GRATIDÃO CONSTANTE


"Tudo quanto fizerde fazeio-o de todo coração como para o Senhor e nada para homens." Cl 3.23

Acredito que a gratidão deve ser motivo fundamental e constante em nossas vidas de oração e consagração ao nosso Bendito Deus Grandioso, principalmente por termos sido escolhidos para sermos servos.
A gratidão é uma força poderosa na vida do cristão. Não importa o que pode estar acontecendo com você ou ao seu redor, você pode sempre encontar algo para agradecer a Deus. Ter gratidão constante mostra que você tem fé em  um Deus que cuida de tudo a todo instante além do mais a gratidão constante também demonstra  humildade dos seus servos.
E, como servos lembramo-nos de muitos outros servos que foram escolhidos por Deus para liderar e conduzir o seu povo. Sendo assim, agradecemos ao Nosso Deus pelo privilégio de juntos estarmos neste ano a conduzirmos o Trabalho Feminino desta Federação de SAFs.
Agradecemos também aos irmãos e irmãs que nos antecederam com muita disposição e humildade, e, hoje, estamos aqui para dar continuidade ao trabalho do senhor, que Deus seja o nosso Refúgio e também a nossa Fortaleza! Amém!

Rossfran Muniz da Silva Leite (Presidente da Federação Noroeste da Bahia)

Leia o Livro Bela aos Olhos de Deus

quinta-feira, 1 de março de 2012

Dia mundial de oração das SAFs - 1ª sexta-feira de março

PAI NOSSO
Edmilson Duarte Rocha

Será inútil dizer "Pai Nosso"
se em minha vida não ajo como filho de Deus, fechando meu coração ao amor.
Será inútil dizer "que estais nos céus"
se os meus valores são representados pelos bens da terra.
Será inútil dizer "santificado seja o vosso nome"
se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo.
Será inútil dizer "venha a nós o vosso reino"
se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades.
Será inútil dizer "seja feita a vossa vontade aqui na terra como no céu"
se no fundo desejo mesmo é que todos os meus desejos se realizem.
Será inútil dizer "o pão nosso de cada dia nos dai hoje"
se prefiro acumular riquezas, desprezando meus irmãos que passam fome.
Será inútil dizer "perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores"
se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que atravessam o meu caminho.
Será inútil dizer "e não nos deixais cair em tentação"
se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Deus.
Será inútil dizer "livrai-nos do mal"
se por minha própria vontade procuro os prazeres materiais, e se tudo o que é proibido me seduz.
Será inútil dizer "Amém"
porque sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para me modificar.

http://textos_legais.sites.uol.com.br/pai_nosso.htm

Te agradeço

Eu te agradeço Deus por me escolher e...
Aceitar-me como filha.
Agradeço pela imensidão do lindo mar
Apesar de ter medo dele.
Obrigado pelo brilho do sol
Pela beleza da lua, principalmente a lua cheia.
Agradeço-te pelo canto do bem-te-vi,
Pois para mim é o canto mais bonito,
Ah... agradeço-te também por minha audição,
Principalmente na hora das pregações dos meus pastores.
Não vou cansar de agradecer...
Por ter minhas pernas, braços, meu corpo todo perfeito,
Agradeço por ter minha linda família, (pais, irmãos, esposo e filhos)
Principalmente minha mãe que me ajuda tanto.
Meu esposo e companheiro, meus filhos que são meus amores,
E, meus irmãos em Cristo que são companheiros de oração.
Deus, também agradeço-te pelos sonhos realizados,
Pelas oportunidades das conquistas (hoje uma delas é a Faculdade).
Obrigada Deus por mais este ano de vida,
Por permitir que eu viva mais um dia em tua presença.
Quero agradecer pelas flores, pelas pedras, por tudo,
Pelos milagres concedidos em todos os mmentos, inclusive eu.
Quero agradecer Senhor pelo teu amor, por te chamar de pai,
Por ser o dono e o centro da minha vida. Obrigada meu Deus.
Rossfran Muniz - Presidente da Federação de SAFs