segunda-feira, 12 de março de 2012

SARAU DE POESIAS


Que tal aproveitar o Dia da poesia, 14 de março, para resgatar "a prática de recitar poesias" nas nossas igrejas?
PROCEDIMENTOS:
. Selecionar diversos livros de poesias evangélicas ou que abordem  valores como amor, amizade, solidariedade, amizade, união, etc. ( pode se optar por um tema);
. Arrumar os livros sobre a mesa no espaço disponível para a realização do sarau: salão, biblioteca, pátio, etc.;
. Orientar para que cada pessoa presente escolha um livro para ler (pode ser em dupla ou grupo);
. Dar um tempo para que tenha contato com o livro e leia algumas poesias;
. Pedir para que cada pessoa escolha a poesia que mais chamou a sua atenção (para ler em voz alta);
. Apresentação das poesias: Sarau de poesias.
Faço sempre esta atividade na escola secular com meus alunos, inclusive já fiz este ano, e é sempre um sucesso http://wwwblogdaproedenicia.blogspot.com/2012/02/sarau-de-poesias.html.Nunca fiz na igreja, mas tenho a impressão de que funciona da mesma forma, pois é prática, não demanda de tempo para ensaios.  Se não for possível conseguir muitos livros, os mesmos poderão ser substituídos por cópias de poesias, uma vez que podemos contar hoje com uma ferramenta riquíssima, a Internet.
Esta proposta poderá ser realizada em outras ocasiões e não apenas no DIA DA POESIA. 
Se vocês colocarem em prática esta sugestão gostaríamos que comentassem  o resultado e se possível enviassem fotos   e  pequenos  relatos. 
Edenícia Oliveira - Secretaria de Cultura 

Um comentário:

  1. Esta atividade pode ser um "pretexto" para incentivar a criação de poesias. Depois do sarau abrir inscrição para um novo sarau, sendo que desta vez só poderão participar poesias criadas pelas pessoas que participaram do 1º sarau. Dê um tempo para o processo de criação, ou até mesmo faça uma oficina. Determine um tempo para receber as poesias, selecione as melhores, ensaie com os participantes, convide pessoas para o júri e faça um sarau. Não esquça de divulgar para toda comunidade e também da premiação.
    Bjs
    Secretaria de Cultura

    ResponderExcluir